RESUMO DA OBRA


O que é Qualidade de Vida

Nos tempos atuais, a expressão Qualidade de Vida tem sido utilizada muitas vezes para significar, o sucesso, a felicidade e a realização pessoal, normalmente vinculada a empreendimentos imobiliários, turísticos, a sistemas de saúde, de alimentação ou de exercícios para o bem estar físico.

Estas colocações, porém, mascaram o fato de que até hoje, o conceito sobre o que é Qualidade de Vida, não foi ainda plenamente compreendido e estabelecido na sua verdadeira grandeza e realidade, ocupando um lugar secundário na moderna ciência social e comportamental, não tendo sido até agora, devidamente visualizada como um assunto realmente importante, tal como ocorreu com a Ecologia a cerca de 50 anos atrás.

Procurando um primeiro entendimento para o conceito, verificamos ser a Qualidade de Vida, um valor sempre buscado, algo que nos envolve de modo sutil, permanente e abrangente, assim sendo, quase todas nossas ações, reações e comportamentos, normalmente estão permeadas pela busca de determinado grau de Qualidade de Vida, de modo consciente ou mesmo inconsciente.

Ao se buscar uma compreensão para a vida humana e sua finalidade, surge uma dualidade na origem de seus componentes: de um lado a componente material, ligada à estrutura instintiva, vegetativa e metabólica, baseada na satisfação de necessidades fisiológicas e no prazer natural; do outro lado a componente psicossocial ligada ao grupo social a que o homem pertence e também à estrutura mental, emocional e espiritual do Ser.

Em função disso, cada pessoa estabelece no curso de sua vida, de modo consciente ou inconsciente, metas, objetivos e fins, que representam em última análise a sua filosofia de vida.

A viagem vital do Ser, na verdade concretiza um sistema, projetado no tempo e no espaço, que vai desde o início da vida na fecundação, até o seu desaparecimento e término com a morte física.

A vida surge, e traz em seu bojo um potencial, um programa para um sistema, destinado a atender à consecução de seus fins.

Assim cada ser, movido por sua energia vital e seu instinto de vida, funciona no seu ecossistema em direção a seus objetivos, suas meta de auto-realização vivendo sua vida no tempo e no espaço, procurando atingir seu mais alto grau de satisfação, bem-estar e felicidade.

A dimensão TEMPO refere-se à quantidade de vida e traduz as aspirações de vida longa tendo sua origem no instinto de conservação. A dimensão ESPAÇO refere-se à Qualidade de Vida e traduz as aspirações, ao mesmo tempo, individual e coletiva de bem-estar e felicidade, sendo permanentemente refeita e atualizada, pois reflete as condições intrínsecas e conjunturais do ser humano e da sociedade.

Pode-se estabelecer então que bem-estar e felicidade são componentes básicos do conceito de Qualidade de Vida, sendo visualizadas através dos aspectos abaixo relacionados:

a)   A otimização do nível de saúde;
b)  As oportunidades educacionais, culturais e profissionais
c)   O trabalho valorizado;
d)  O apoio da seguridade social;
e)   O inter-relacionamento familiar-social de modo harmonioso;
f)     As oportunidades de recreação e lazer;
g)  Participação e integração espiritual;
h)     Realizações de objetivos pessoais

Em uma conceituação sintética sobre o que seja Qualidade de Vida, pode-se afirmar que a mesma é fruto da satisfação das nossas necessidades e expectativas, em permanente sinergia com a sociedade humana e com o meio ambiente, sendo sempre resultado dos comportamentos, leis e mecanismos da motivação humana.

Segundo Abraham Maslow pode-se visualizar as necessidades humanas hierarquizadas como uma pirâmide de valores a serem satisfeitos.

Esses valores são buscados gradativamente desde os primeiros (valores fisiológicos) até os mais elevados (valores de auto-realização).

Apesar da hierarquia dos valores, os mesmos são realizados e satisfeitos de modo não excludente, isto é , ao mesmo tempo ou mesmo antes dos valores fisiológicos serem saciados, poderão estar sendo realizados valores de segurança material e ao mesmo tempo de segurança emocional.

Este processamento é eminentemente subjetivo e pessoal,  ocorrendo  de modo integrado e interdependente, servindo a satisfação dos valores de ordem mais baixa para o suporte dos valores mais elevados.
                   
A dificuldade para compreensão desse processamento aumenta, quando é colocado o ser humano como beneficiário dessa Qualidade de Vida, pois necessariamente surgem dois critérios de valor, fundamentais para se analisar este benefício, o bom senso (equilíbrio pessoal) e a consciência interior (valores internos versus valores externos).

O bom senso nada mais é do que o equilíbrio na satisfação das necessidades, desejos e aspirações do ser humano ante a inevitável possibilidade das limitações que surgem em função da exaustão dos esforços ou ações empreendidas para se alcançar essas satisfações.

A consciência interior é a postura que o indivíduo tem na comparação entre a satisfação de suas necessidades e as de outra pessoa ou grupos de pessoas ou mesmo ante o ambiente onde ele vive ou se encontra.

Esses critérios basicamente impulsionam e direcionam o indivíduo em sua caminhada existencial,  pois são aspectos integrantes da atitude do Ser.

Postas as considerações anteriores pode-se então levantar os Fundamentos Básicos, constituintes do conceito de Qualidade de Vida, os quais,  dentro de uma visão sistêmica abrangem  o maior campo possível de satisfação das necessidades humanas, pois integram as instituições sociais básicas da sociedade humana , e que são os seguintes: Saúde, Educação, Realização Material,  Realização Emocional, Religiosidade e Lazer.

Conceituando cada Fundamento de Qualidade de Vida observa-se que: 
                                  
O Fundamento SAÚDE – se constitui no conjunto de atitudes, ações e atividades realizadas diariamente de modo disciplinado e sistemático, para assegurar ao corpo físico sua capacidade de manter-se em funcionamento harmônico e equilibrado, livre de doenças e disfunções.

O Fundamento EDUCAÇÂO – é a totalidade de informações e conhecimentos absorvidos pelo indivíduo de modo formal e informal ao longo de sua existência, e que vão permitir o exercício de sua capacidade de agir, e também analisar e julgar  os atos e fatos da vida, bem como estabelecer seus objetivos de vida em cada um dos fundamentos.

O Fundamento SEGURANÇA MATERIAL – é o conjunto de atividades e ações pelas quais o indivíduo garante a obtenção de recursos materiais, que irão propiciar a manutenção física da vida para si e para seus familiares e até mesmo para outros integrantes do seu grupo social, bem como assegurar um determinado e desejável  grau de conforto material, ao longo de seu tempo de vida.

O Fundamento SEGURANÇA EMOCIONAL – é a  obtenção de um grau de satisfação interior de caráter mental  e psicológico, trazido pela harmonia  nas relações interpessoais, familiares, sociais, comunitárias  e profissionais e pelo reconhecimento de suas obras e realizações  pelos  demais.

O Fundamento RELIGIOSIDADE – é o conjunto de crenças, valores, práticas e realizações de caráter espiritual e transcendental as quais orientam o indivíduo de modo moral e ético para a realização de seus objetivos de vida.

O Fundamento LAZER – é o conjunto de atividades e ações de caráter recreativo e cultural, que asseguram ao indivíduo a obtenção e manutenção de um elevado grau de satisfação e alegria pessoal, bem como do sentimento de auto-realização e liberdade.

Cada Fundamento é constituído por diversos Fatores, que podem valorizar ou depreciar o Fundamento ao qual estão ligados, dependendo do modo como são vivenciados  pelo indivíduo.

Todos os Fundamentos contribuem através de seus Fatores para a formação da Qualidade de Vida do indivíduo, sendo porém filtrados pelo critérios do bom senso e consciência interior.

Como todo integrante da sociedade humana possui, em maior ou menor grau, parcelas dos Fundamentos de Qualidade de Vida, e também um determinado  grau de consciência interior e bom senso que lhe é próprio, pode-se afirmar que todo o ser humano possui obrigatoriamente um determinado nível de Qualidade de Vida,  diferindo uns dos outros apenas o grau de qualidade  possuída, o que se leva a  falar em baixa Qualidade de Vida e alta Qualidade de Vida.

Portanto, no plano pessoal cada pessoa deve procurar diminuir  o grau de baixa Qualidade de Vida, e aumentar  e maximizar se possível, o grau de alta Qualidade de Vida possuída.

Para fazer isso deve, estabelecer um plano em cada Fundamento, definindo objetivos a atingir em cada um dos Fatores, com um plano de ação e prazos para a conquista dos objetivos.
                
Modelo de Plano Pessoal

Fundamento:
Fatores
Situação atual
Objetivos a atingir (o que)
Plano de ação (como)
Prazo (quando)






Os Fatores normalmente são avaliados em sua influência, através de Indicadores que medem, qualificando e quantificando suas interferências nos Fundamentos através de um diagnóstico inicial. Se apresentam em uma provável ordem de satisfação, iniciando-se nos mais objetivos e materiais , indo então para aqueles de ordem mais subjetiva e imaterial, entretanto  todos são autônomos e independentes, podendo serem satisfeitos e buscados segundo exclusivamente o interesse individual do momento.       

O quadro resumo a seguir, mostra a proposta conceitual sobre como que se deva entender, numa visualização sistêmica, o conceito de Qualidade de Vida, dentro da  linguagem e metodologia proposta.

Este quadro resumo mostra, de forma sintética e estruturada o conceito de Qualidade de Vida de acordo com as exigências mínimas da vida social humana, conforme proposta de um grupo de colaboradores de Talcot Parsons e metodologicamente analisadas por Alex Inkeless em sua obra “O Que É A Sociologia”.

Finalmente pode-se afirmar também que, a visão conceitual de Qualidade de  Vida aqui apresentada, é um sistema interligado de atos sociais, como  pensado por Max Weber,  estabelecendo  relações sociais de caráter primário.

O QUE É DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Conceituação geral de Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento Pessoal é o processo de orientar nossa evolução consciente, para a transformação gradual de nossos comportamentos e atitude perante a vida, com foco na busca do autoconhecimento, da realização pessoal e da felicidade.

Compreende um conjunto de atividades inseparáveis, de caráter mental e perceptivo, através das quais passamos a identificar em nós, como funcionamos e como agimos e reagimos em nossas atividades diárias, nos aspectos físico, emocional e intelectual.

Fundamentalmente é uma visualização de nosso mundo interior, onde buscamos perceber e tomar consciência das atividades físicas que estamos realizando, da emoção que estamos vivenciando e da avaliação da situação que em cada momento se nos apresenta.

Assim sendo torna-se necessário conhecer com clareza, como é a estrutura funcional do Ser Humano, para permitir que desde logo nossas atividades diárias, sejam realizadas com a observação permanente e contínua de nosso funcionamento.

Portanto, o Desenvolvimento Pessoal é a resultante das ações e atividades realizadas pelo Ser Humano, impulsionadas pela sua vontade consciente,  para   criar, desenvolver e fortalecer suas condições atuais de vida, através do auto-conhecimento.

O Desenvolvimento Pessoal subordina-se à Vida, e aplica a serviço desta, os conhecimentos, as técnicas e as metodologias de todas as ciências humanas, especialmente as da psicologia, das ciências sociais e da filosofia.
Por isso as atividades de Desenvolvimento Pessoal se constituem em núcleo de procedimentos e condutas básicas, para a integração harmônica da sociedade humana, e da vida como um todo.                                                                                

Em síntese o Desenvolvimento Pessoal busca :
                                                                                        
1.  O bem-estar do indivíduo;
2. A realização de suas aspirações;
3. A consecução de sua evolução pessoal;
4. O despertar de sua consciência;
5. O autoconhecimento.

Os aspectos básicos do trabalho de Desenvolvimento Pessoal surgem das aspirações e interesses do indivíduo e principalmente de sua realidade interna. A adequada identificação dessa realidade exige pois, uma perfeita análise  das condições  atuais existentes, para  a  formulação  de  um  plano de trabalho pessoal, objetivo e eficaz.
O Desenvolvimento Pessoal compreende:
1. Conhecimento de si; 
2. Auto-valorização pessoal;
3. Ação e comportamento pró-ativo
4. Tomada de atitude para eliminação de condutas e hábitos inadequados;
5. Participação e integração em atividades sociais;
6. Colaboração em atividades comunitárias;
7. Comportamento apoiado em valores positivos;
8. Entendimento e aceitação das circunstancias da vida, em face de sua dinâmica própria, inexorável e permanente;
9. A prática do “estudo de si”
10. A obtenção da harmonia e da paz interior.

Metodologia para realizar o Desenvolvimento Pessoal

É preciso executar disciplinadamente os seguintes passos:

- Elaborar o Plano Pessoal de Qualidade de Vida;
- Cumprir com disciplina e dedicação, todas as atividades previstas no Plano Pessoal;
- Tomar conhecimento e compreender a essência da estrutura funcional do Ser Humano (conforme modelo apresentado no próximo capítulo);
- Passar a executar uma permanente “observação de si” nos aspectos físico, emocional e intelectual;
- Coletar e analisar, se possível com registro escrito , o conjunto dessas observações diárias, para determinar hábitos e tendências ;
- Tão logo tenha obtido uma massa crítica de observações características e bem definidas , procurar realçá-las se forem positivas ou neutralizá-las e modificá-las se forem negativas;
- Procurar transformar todas as atividades do Plano de Qualidade de Vida, e da busca do Desenvolvimento Pessoal, em novos hábitos e novas atitudes.

Estes passos balizam claramente o caminho a ser seguido para a obtenção do Desenvolvimento Pessoal, e mostram ao praticante, uma rota segura e objetiva.

É um trabalho simples e prático que mostra  como proceder para se conseguir a realização  da mudança interior, com  foco  na  busca do autoconhecimento. 

Não obstante isso, é útil e quase que necessário, um maior conhecimento de como executar essa caminhada, através da orientação e colaboração de outras pessoas que já atingiram maiores patamares nesse trabalho pessoal, e que podem mostrar aspectos ainda não percebidos pelos praticantes iniciais.

Autores: ROBERTO COIMBRA DO PRADO e CINTIA DE SOUZA PRADO

Resumo dos conceitos de Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal

Do livro Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal, a Sinergia do Sucesso, onde é explicitada toda a metodologia de como elaborar o Plano Pessoal de Qualidade de Vida e de como proceder para obter o autoconhecimento, a auto-estima e a autoconfiança, ingredientes fundamentais do sucesso.